Skip to main content

Muito se fala sobre a ação antisséptica da água oxigenada, mas este uso é correto e seguro? Para entender a efetividade desse produto no cuidado com machucados na pele, pedimos ajuda da nossa farmacêutica para esclarecermos alguns mitos e verdades.

Sim, a água oxigenada é capaz de eliminar vírus, bactérias e até fungos. Mas existem maneiras de utilizá-la com segurança! Outra dúvida comum: e quanto à cicatrização? É bom usar água oxigenada para ferimentos? Neste artigo vamos apresentar as melhoras formas de utilização e você ainda vai saber quais conhecimentos são necessários para manusear esse produto facilmente encontrado em farmácias, mas que apesar de acessível e popularmente conhecido por gerações, demanda cuidados especiais para que realmente ajude as pessoas no dia a dia. 

O que é a água oxigenada?

A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio em solução aquosa, é um líquido transparente que possui fórmula química semelhante à água. Sua fórmula se diferencia da água por conter um átomo a mais de oxigênio. A água oxigenada é encontrada em diferentes concentrações e o uso doméstico mais comum é a diluída a 3%. As concentrações mais altas são utilizadas em aplicações industriais ou médicas.

A água oxigenada para uso doméstico em feridas pode ser facilmente confundida com água potável. Geralmente os frascos são de fácil manuseio e podem se manter abertos se forem bem guardados. É extremamente importante manter este produto protegido de crianças e animais.

É bom passar água oxigenada em ferimentos? 

Por muitas décadas a solução de água oxigenada a 10% foi utilizada para limpar ferimentos. Mas, estudos científicos comprovam que, atualmente, esta forma de uso não auxilia na cicatrização. Pelo contrário, o elemento faz uma limpeza mecânica e, por isso, acaba prejudicando o processo natural da pele ao cicatrizar. Apesar da ação antisséptica, o processo da água oxigenada agride a pele recém-formada no processo de cura da ferida, o que torna a cicatrização ainda mais demorada. 

Existem outras soluções capazes de sarar um ferimento, como a clorexidina, por exemplo, que tem um preço similar em farmácias e drogarias. A clorexidina é antibactericida e elimina as bactérias da região contaminada, sem agredir a pele.

Leia também:
Água oxigenada – Conheça um pouco mais

O que acontece quando a água oxigenada entra em contato com a ferida? 

Ao entrar em contato com a pele, a água oxigenada produz uma espuma. Ocorre a transformação do elemento em água em estado líquido e oxigênio na forma gasosa. A espuma produzida é efeito desta reação química e sua ação antisséptica acontece devido a esta movimentação dos dois elementos em estados diferentes. A liberação do oxigênio desprende os micro-organismos de forma mecânica. 

Por fim, o mais importante é saber que a água oxigenada é um potente agente oxidante, por isso é muito utilizada em produtos de limpeza por “desprender” a sujeira das superfícies.

Limpeza de machucado com água oxigenada é bom para feridas e cicatrização?

O que é recomendado passar em uma ferida? 

Tratar feridas pode ser algo delicado. Existem diversas dúvidas sobre os benefícios de produtos antissépticos para acelerar o processo de cicatrização de ferimentos.

Para as feridas leves, possíveis de serem tratadas em casa, a ação recomendada é a lavagem da ferida com água corrente e sabonete neutro. Não recomenda-se sabonetes com cheiros fortes ou corantes, por exemplo, pois as substâncias utilizadas no processo podem gerar alguma irritabilidade ou alergia. A água corrente também pode ser substituída por soro fisiológico. 

Em caso de ferimentos mais graves e complexos, a primeira recomendação é procurar um médico para dar um diagnóstico sobre a lesão e verificar se é preciso utilizar algum tratamento específico. Há a possibilidade de uso de pomadas cicatrizantes com agentes bactericidas, mas recomenda-se a avaliação de um profissional que prescreva ou não o uso. 

Cuidados específicos para tratar feridas são muito importantes, pois o agravamento pode levar a consequências sérias que exigem interferências bruscas no tratamento. Por este motivo, evite a automedicação e sempre busque a ajuda médica. 

A água oxigenada não é o melhor produto para limpeza de feridas de forma caseira. Prefira outros antissépticos encontrados em farmácias e drogarias.

No CliqueFarma você encontra acessórios de saúde para primeiros socorros que auxiliam numa emergência ou na hora de preparar o kit de cuidados básicos para ter em casa. Busque pelo produto ou medicamento e compare os preços no site!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<