Skip to main content

Os medicamentos antitérmicos são utilizados no combate ou na diminuição da febre. Em um corpo febril, o antitérmico diminui a temperatura, que está acima do normal, porém ele não tem efeito algum sobre uma pessoa que não está com febre.

Sua ação inibe a atuação da enzima causadora do problema, mas mesmo que os remédios antitérmicos tragam um alívio com relação ao sintoma, eles não proporcionam a cura do distúrbio que ocasiona a dor.

Qual é o certo: antitérmico ou antipirético?

Essa é uma dúvida bastante frequente entre as pessoas e é por isso que decidimos acabar de uma vez por todas com ela! Os medicamentos antitérmicos são a mesma coisa que os antipiréticos, ou seja, possuem o mesmo composto, apenas com nomenclaturas diferentes. Eles podem ser chamados de febrífugos ou ainda de antifebris.

Como os antitérmicos agem no corpo?

Quando o nosso corpo contrai uma infecção, inflamação ou lesão no sistema nervoso, ele emite um sinal a nós avisando que algo não está certo: a febre. Com ela, uma enzima presente em nosso corpo é produzida em uma quantidade maior e que interfere diretamente no funcionamento do hipotálamo, região do cérebro que controla a temperatura do corpo.

A febre não é prejudicial, muito pelo contrário! As pequenas elevações na temperatura corporal aumentam o metabolismo e ajudam a combater infecções. Portanto, cabe aos antitérmicos agirem sobre essa reação do corpo. Dentre os tipos desses medicamento, há aqueles que agem logo no início do processo, impedindo que a enzima seja produzida, e há outros que agem diretamente no hipotálamo, impedindo que seu funcionamento seja afetado.

Os principais antitérmicos

Aspirina

Presente no mundo há mais de 100 anos, a aspirina é o antitérmico mais antigo que existe. Além da ação antitérmica, o medicamento também possui outras duas ações: a anti-inflamatória e a analgésica.

Dipirona

Cada vez mais empregada em nosso dia a dia, a dipirona traz em sua fórmula a ação antitérmica e também a analgésica.

Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não hormonal, mas que também possui ações antitérmica e analgésica.

Paracetamol

Atualmente, o paracetamol é o medicamento de maior uso no mundo todo, substituindo a aspirina, que possuía o topo até os anos 70. Esse medicamento é, além de antitérmico, analgésico. Sua função anti-inflamatória não é clinicamente significativa.

O uso de qualquer tipo de medicamento precisa ser orientado por um médico, por isso é importante ter muita cautela na hora de comprar seus medicamentos. A febre é um aviso indicando que algo está errado no organismo, portanto é essencial que um profissional seja consultado.

 

antitermico

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<