Skip to main content

Gripe e resfriado são duas das doenças comuns, à pacientes adultos e crianças, que causam sintomas incômodos no dia a dia. A febre, somada a dor no corpo e dor de cabeça prejudica as atividades rotineiras, por esse motivo, é indicado priorizar o descanso e buscar ajuda médica. O período do inverno também pode favorecer esse quadro. Nesses casos, é muito comum o tratamento com medicamentos analgésicos e antitérmicos.  

Entre esses medicamentos, vale entender para que serve o Tylenol Sinus. Para isso, vamos analisar a bula juntos e compreender como esse remédio age no organismo, como tomar e quais são seus efeitos colaterais.

É importante ressaltar que o Tylenol Sinus é um medicamento e seu uso pode trazer riscos à saúde, leia sempre a bula e converse com seu médico ou um farmacêutico. Outro ponto importante é que o Tylenol Sinus é um medicamento tarjado e só deve ser usado sob prescrição médica. 

Para que Tylenol Sinus é indicado?

Em bula está descrito que este medicamento é indicado para o alívio temporário dos sintomas decorrentes de gripes, resfriados comuns e sinusites tais como: 

  • Coriza
  • Mal-estar
  • Dor no corpo
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Congestão e obstrução Nasal

Tylesol Sinus pode contribuir para o aliviar os sintomas da sinusite, pois tem como substância ativa o paracetamol associado a pseudoefedrina. Essa formulação tem como objetivo aliar de forma temporária os sintomas de resfriados e sinusites como obstrução nasal, coriza, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça e redução da febre. 

Já se o objetivo é aliviar os sintomas de uma gripe, Tylesol Sinus também pode ser usado em casos de resfriados e gripes comuns. 

Para rinite, não há indicações de uso do Tylesol Sinus descrito em bula. Nesse caso, a inclusão do tylenol no tratamento fica a critério exclusivo do médico. Vale lembrar, ainda, que a rinite pode ter diferentes causas, como por exemplo a rinite alérgica, e o Tylenol Sinus não trata a causa, ele apenas alivia os sintomas de forma temporária. 

Como Tylenol Sinus funciona?

Em bula está descrito que paracetamol é um analgésico e antitérmico que reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor. A pseudoefedrina reduz a congestão nasal.  

A ação do medicamento se inicia dentro de 15 a 30 minutos após a administração. Sendo assim, cada ativo tem uma ação, o paracetamol atua no sistema de dor e febre, enquanto a psuedoefedrina atua na congestão nasal. 

Quando não devo usar Tylenol Sinus?

É descrito em bula que não se deve usar Tylenol Sinus em caso de alergia ao paracetamol, ao cloridrato de pseudoefedrina ou a qualquer componente de sua fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. 

Além disso, a bula também informa que Tylenol Sinus não deve ser administrado em pacientes em uso de: 

  • Inibidores da monoaminooxidase (IMAO), como alguns medicamentos antidepressivos (ex: tranilcipromina, moclobemida) ou para distúrbios psiquiátricos e emocionais (ex: iproniazida, fenelzina);  
  • Doença de Parkinson (ex: selegilina), ou por duas semanas após o término do uso destes medicamentos.  

O uso concomitante destes medicamentos pode causar aumento na pressão sanguínea ou crise de hipertensão. Em caso de dúvida, se o medicamento que está utilizando contém IMAO, consulte seu médico antes de utilizar este produto. 

Sempre informe ao seu médico, principalmente em consultas de pronto socorro, os medicamentos que você faz uso contínuo, especialmente medicamentos que atuam no sistema nervoso. É muito importante que o médico saiba quais medicamentos fazem parte do seu dia a dia. 

A bula do Tylenol sinus ainda alerta para alguns grupos de pacientes com restrições quanto ao uso de Tylenol Sinus, tais como pacientes com alergia a qualquer substância presente na composição, hipertensos e pessoas com distúrbios da tiroide. É necessário cautela no uso desse medicamento também em pacientes com:  

  • Doenças que afetam o fígado 
  • Diabetes
  • Depressão 
  • Alcoolismo  
  • Doença de Parkinson
  • Em tratamento psiquiátrico
  • Crianças menores de 12 anos

Tylenol Sinus também deve ser usado com cautela em atletas de competições a alta performance, pois pode causar doping. Uso em pacientes com problemas no fígado: consulte seu médico antes de usar o medicamento. 

Tylenol Sinus não deve ser utilizado em conjunto com outros medicamentos que possuem paracetamol na fórmula, pois pode haver risco de intoxicação.  

O uso de todo medicamento deve ser feito com o acompanhamento do médico ou de um farmacêutico. Não se automedique. Este produto é um medicamento e pode trazer riscos à saúde. 

Leia também:

Lavagem nasal: quais as opções disponíveis no mercado

Sinusite: saiba os sintomas e como tratar

Alimentos que pioram a sinusite

Em quantos dias Tylenol Sinus começa a melhorar a sinusite? 

O Tylenol Sinus não trata a sinusite, somente alivia de forma temporária os sintomas que a sinusite pode causar, especialmente congestão nasal, dor de cabeça e dor no corpo. Após a primeira dose, a melhora já pode ser observada entre 15 a 20 minutos, especialmente se for ingerido com água e longe das refeições. 

Como tomar Tylenol Sinus? 

Em casos de dor, o tempo de uso do Tylenol Sinus não deve ultrapassar mais do que 7 dias. A dose é de 2 compridos a cada 4 ou 6 horas, não excedendo a dose máxima de 8 comprimidos no dia. Não utilizar em crianças menores de 12 anos. 

Pergunte ao especialista

Separamos respostas para as principais dúvidas relacionadas ao Tylenol Sinus: 

Tylenol Sinus pode dar sono, é indicado tomar à noite?  

Não há problemas em usar Tylenol Sinus à noite, entretanto, um dos princípios ativos pode causar insônia em algumas pessoas, deixando-as inclusive mais agitadas. Portanto, não é correto afirmar que Tylenol Sinus dá sono. 

Para que serve Tylenol Sinus verde?  

Todo Tylenol Sinus é de cor verde clara, essa coloração é um revestimento que o comprimido possui . A cor de forma isolada não tem nenhuma ação, mas o revestimento sim. Portanto, é bom lembrar que o Tylenol Sinus não deve ser partido, nem mastigado, e deve ser tomado com água. 

Tylenol Sinus dá sono?  

Não, o Tylenol Sinus não causa sono no paciente, pode causar insonia e agitação. Um dos efeitos mais comuns são nervosismo e agitação. Há também outras reações, como insônia, boca seca, náusea e tontura.   
Por fim, os efeitos colaterais mais raros como erupções na pele, urticária e reação anafilática também são relatados em bula, entre outros.  

Os medicamentos podem trazer risco a sua saúde se utilizados de forma inadequada, não se automedique e procure um profissional para lhe atender. Caso precise de atendimento com mais urgência, busque atendimento médico por teleconsulta. Evite a automedicação. 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<