Explore os medicamentos que contêm Adapaleno, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.

Princípio ativo: Adapaleno

Princípio ativo: Adapaleno

Princípio ativo: Adapaleno

Princípio ativo: Adapaleno

Princípio ativo: Adapaleno
Saiba tudo sobre Adapaleno: Medicamento indicado para o tratamento da acne. Neste conteúdo, você vai entender como essa substância funciona, quais medicamentos estão disponíveis no mercado, os cuidados necessários durante o uso e os principais efeitos colaterais que merecem atenção.
O Adapaleno é uma substância que pertence à classe de antiacne, que atua reduzindo as lesões provocadas pela acne vulgar, como cravos e espinhas.
Este princípio ativo é indicado para o tratamento da acne vulgar (cravos e espinhas).
Você pode encontrar medicamentos com Adapaleno nas seguintes apresentações:
Gel dermatológico de liberação prolongada 1 mg/g:
Creme dermatológico 3 mg/g:
Gel dermatológico 1 mg/g:
A intercambialidade é a possibilidade de trocar um medicamento de referência por um genérico ou similar intercambiável, com a garantia de que o efeito será o mesmo. Os medicamentos genéricos são sempre intercambiáveis com os de referência, pois passam por testes rigorosos de bioequivalência. Já os similares só podem ser substituídos quando aprovados pela Anvisa como “similares intercambiáveis”, o que também exige comprovação de eficácia e segurança.
Como todo medicamento, o Adapaleno pode causar efeitos adversos, como pele seca, irritação da pele, sensação de queimação e vermelhidão.
Não há interações conhecidas com outros medicamentos tópicos ou sistêmicos (o Adapaleno é pouco absorvido pela pele). Tenha cautela ao combinar com tratamentos antiacne, como:
Gel e creme dermatológico: Antes de aplicar o gel ou creme, lave e seque bem a pele. Em seguida, aplique uma camada fina de Adapaleno gel, evitando os olhos, lábios, mucosas e dobras do nariz. O medicamento não deve ser aplicado em cortes, abrasões, pele vermelha, com inchaço, descamação excessiva ou queimada pelo sol. O Adapaleno gel deve ser aplicado nas áreas afetadas pela acne uma vez por dia, antes de deitar-se.
Atenção! Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não altere a dose por conta própria e não interrompa o tratamento sem o conhecimento do profissional.
Sim. Existem genéricos de diversos laboratórios de Adapaleno disponíveis no mercado.
Sim. O Adapaleno é um medicamento de uso sob prescrição médica.
Você pode marcar agora mesmo uma consulta com um médico especialista para receber a orientação adequada, por meio do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, o Adapaleno não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que ele não é distribuído gratuitamente nas unidades públicas de saúde.
Você pode encontrar em farmácias físicas e online. E o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Não. Os medicamentos contendo Adapaleno não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
Você pode consultar e comparar os preços do Adapaleno e suas diferentes versões no CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
ADAPALENO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Enfermeira formada pela Universidade Paulista (UNIP) em 2021, pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Faculdade Anhembi Morumbi. Experiência em promoção da saúde e educação em diabetes. Coren/SP 715685.
Adapaleno (Sanofi Medley Farmacêutica Ltda.). Campinas: Sanofi, 2020. Bula do medicamento.
Adapaleno (Germed Farmacêutica Ltda.). Hortolândia: Germed, 2022. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 08 dez. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 08 dez. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 08 dez. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 16, de 2 de março de 2007. Aprova Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos. Brasília: Anvisa; 2007.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 985, de 29 de julho de 2025. Atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial). Brasília: Anvisa; 2025.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso