Explore os medicamentos que contêm Dropropizina, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina

Princípio ativo: Dropropizina
Saiba tudo sobre Dropropizina: indicações, como funciona, medicamentos que contêm essa substância e efeitos colaterais.
A Dropropizina pertence à classe dos antitussígenos periféricos. Ela atua diretamente nos receptores localizados na traqueia e nos brônquios, diminuindo a sensibilidade que desencadeia o reflexo da tosse.
Além de aliviar a tosse seca e irritativa, apresenta leve ação broncodilatadora e antialérgica, auxiliando em casos associados a processos alérgicos.
A Dropropizina é um antitussígeno indicado para o alívio da tosse seca, irritativa ou em excesso, comum em quadros inflamatórios, infecciosos ou alérgicos das vias respiratórias. Seu mecanismo de ação reduz a excitabilidade dos receptores da tosse, proporcionando alívio rápido e eficaz, sem os riscos de depressão respiratória.
Dropropizina é indicada para:
Xarope pediátrico (1,5 mg/mL)
Xarope adulto (3 mg/mL)
Solução oral em gotas (30 mg/mL)
A intercambialidade é a possibilidade de trocar um medicamento de referência por um genérico ou similar intercambiável, com a garantia de que o efeito será o mesmo. Os medicamentos genéricos são sempre intercambiáveis com os de referência, pois passam por testes rigorosos de bioequivalência. Já os similares só podem ser substituídos quando aprovados pela Anvisa como “similares intercambiáveis”, o que também exige comprovação de eficácia e segurança.
O uso da Dropropizina é contraindicado em casos de:
O uso da Dropropizina não é recomendado durante a gravidez e a amamentação, exceto se o médico avaliar que os benefícios superam os riscos. Pacientes idosos, com insuficiência hepática ou renal, ou que façam uso de álcool e depressores do sistema nervoso central devem informar ao médico antes de iniciar o tratamento.
Atenção! Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Como todo medicamento, a Dropropizina pode causar efeitos adversos. Os mais comuns incluem:
Por ser um medicamento paliativo, ele atua apenas no alívio da tosse, sem tratar a causa do problema. Por isso, diante de qualquer efeito colateral ou sintoma inesperado, o paciente deve suspender o tratamento e procurar avaliação médica.
A Dropropizina pode interagir com álcool e com medicamentos que atuam no sistema nervoso central, como ansiolíticos, hipnóticos ou antidepressivos. Todo tratamento deve ser orientado pelo médico ou farmacêutico, que poderá avaliar possíveis interações medicamentosas para cada paciente.
Xarope adulto 3 mg/mL:
Xarope pediátrico 1,5 mg/mL:
Solução oral em gotas 30 mg/mL:
O tempo de tratamento com Dropropizina deve ser curto, por poucos dias. Caso o sintoma da tosse não desapareça, procure um médico.
Atenção! Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não altere a dose por conta própria e não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Sim. A Dropropizina ajuda a aliviar tosse por reações alérgicas. Pode ser útil em casos de tosse seca com componente alérgico. É importante identificar o agente causador da tosse, pois a Dropropizina alivia os sintomas, sem tratar a causa.
Sim. O medicamento de referência Vibral possui genéricos fabricados pelo laboratório Aché, nas apresentações de xarope 1,5e 3 mg/mL.
Não. A Dropropizina é um medicamento isento de prescrição médica (MIP), ou seja, pode ser comprado sem receita em farmácias e drogarias. No entanto, é importante buscar avaliação profissional, pois a tosse pode ser sinal de condições que exigem tratamento específico.
Você pode marcar agora mesmo uma consulta com um médico especialista para receber a orientação adequada, por meio do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, a Dropropizina não faz parte da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), por isso não está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Você pode encontrar em farmácias físicas e online. E o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Não. Os medicamentos contendo Dropropizina não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
O valor varia de acordo com a apresentação (xarope infantil, adulto ou solução em gotas) e a região do país. Para verificar preços atualizados e escolher a melhor oferta, consulte sempre o CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
VIBRAL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Farmacêutica com mais de 15 anos de experiência em saúde, com atuação em contextos clínicos, corporativos e assistenciais. Especialista na criação de conteúdo técnico para produtos digitais em saúde, com foco em suporte à decisão clínica e tradução de informação científica em linguagem acessível e de alto valor. CRF/SP 59683.
Vibral (Dropropizina). São Paulo: Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.; 2021. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 26 set. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 26 set. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução da Diretoria Colegiada nº 957, de 30 de dezembro de 2024. Estabelece critérios para indicação de medicamentos de referência e procedimentos para inclusão e exclusão na Lista de Medicamentos de Referência (LMR). Brasília: Anvisa; 2024.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso