publicidade

para o que é indicado e para que serve?

Para que serve Locoid? LOCOID® é indicado no alívio das manifestações inflamatórias e pruríticas das dermatoses superficiais sensíveis à corticoterapia, não causadas por microorganismos, tais como: eczema, eczema infantil, dermatite atópica, dermatite herpetiforme, dermatite de contato, dermatite seborréica, neurodermatite, algumas formas de psoríase e intetrigo.Continue lendo...

sem ofertas para Locoid - Emulsao 30G

Imagem do produto Locoid - Emulsao 30G


!

Parece que não há ofertas disponíveis para o produto no momento.

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Locoid

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.


 

Indicação:

Para que serve Locoid? LOCOID® é indicado no alívio das manifestações inflamatórias e pruríticas das dermatoses superficiais sensíveis à corticoterapia, não causadas por microorganismos, tais como: eczema, eczema infantil, dermatite atópica, dermatite herpetiforme, dermatite de contato, dermatite seborréica, neurodermatite, algumas formas de psoríase e intetrigo.

Ocasionalmente, corticosteróides como o butirato de hidrocortisona podem ser usados, associados a uma droga antimicrobiana adequada, no tratamento de infecções da pele.

Obs.: A forma emulsão, ainda que possa ser usada em quaisquer das patologias acima, é especialmente direcionada para o tratamento da dermatite seborréica.

 

Contra Indicação:

Quando não devo usar este medicamento? Hipersensibilidade ou reações adversas demonstradas aos componentes da formulação ou a outros corticosteróides, incluindo-se entre as últimas, dermatite perioral e estrias atróficas.

Lesões na pele causadas por:
infecções bacterianas (piodermites, processos luéticos e tuberculosos)
infecções virais (varicela, herpes simplex, herpes zoster, verruga vulgar, verruga plana, condiloma, molusco contagioso)
infecções micóticas e por leveduras
infecções parasitárias (escabiose, por exemplo).

Lesões ulcerosas da pele, feridas.

Ictiose, dermatose plantar juvenil, acne vulgar, acne rosácea, fragilidade dos vasos superficiais e atrofia da pele.

 

Posologia:

Como usar Locoid? Aplicar, uniformemente, uma fina camada de LOCOID® sobre a pele lesada, duas a três vezes ao dia, dependendo da seriedade da lesão. Após a melhora do quadro, a aplicação uma vez ao dia ou duas a três vezes na semana é, usualmente, eficaz. Não usar mais que 30 - 60 g do produto no período de uma semana.

Para uma melhor penetração na pele, a aplicação do produto pode ser feita massageando-se suavemente. Para se obter um resultado terapêutico melhor, pode ser recomendada a utilização de um curativo oclusivo, o que, todavia, aumenta o risco de efeitos adversos.

 

Efeitos Colaterais:

Quais os males que este medicamento pode me causar? Efeitos sistêmicos:
Efeitos sistêmicos, como consequência de aplicação tópica de corticosteróides em adultos, raramente ocorrem, mas podem ser sérios. A inibição do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) tem importância, especialmente, nos tratamentos de longo prazo. O risco de efeitos sistêmicos é maior em:
aplicação sob oclusão
aplicação em grandes áreas
tratamento de longo prazo
aplicação em crianças (a pele delgada e a relativamente extensa superfície corporal tratada, tornam as crianças muito sensíveis).

Efeitos locais:
As seguintes reações adversas locais, em ordem decrescente de incidência, são reportadas infrequentemente, podendo ocorrer mais frequentemente com o uso de curativos oclusivos: ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração da pele, infecção da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias, miliária.

A incidência de reações adversas locais aumenta com a duração do tratamento e com a aplicação sob oclusão.

Infecções dérmicas bacterianas, parasitárias, fúngicas e virais podem ser mascaradas e/ou agravadas com o uso de LOCOID®.

 

Advertências:

O que devo saber antes de usar este medicamento?- Gerais:
Não aplicar sobre as pálpebras em razão da possibilidade de contaminação da conjuntiva, com o risco de indução de glaucoma simples ou catarata subcapsular.

A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos pode produzir inibição reversível do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), manifestações da síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. As condições que aumentam a absorção sistêmica incluem a aplicação dos esteróides mais potentes, uso sobre área corporal extensa, uso prolongado e adição de curativos oclusivos.

Assim, pacientes recebendo uma dose alta de um esteróide tópico potente, aplicado sobre área corporal extensa ou sob curativo oclusivo, devem ser avaliados periodicamente, com vistas a evidências de inibição do eixo HPA, utilizando-se os testes do cortisol urinário livre e de estimulação pelo ACTH. Caso seja constatada supressão do eixo HPA deve-se tentar a retirada da droga, reduzir a frequência de administração ou substituí-la por outro esteróide menos potente.

A recuperação da função do eixo HPA é geralmente imediata e completa após a descontinuação da droga. Infrequentemente podem ocorrer sinais e sintomas da retirada de esteróide, que pode requerer suplementação sistêmica de corticosteróide.

As crianças podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteróides tópicos e assim serem mais suscetíveis à toxicidade sistêmica.

Caso se desenvolva irritação, o corticosteróide tópico deve ser descontinuado e instituída terapia apropriada. Na presença de infecções dermatológicas, deve ser instituído o uso de um agente antifúngico ou antibacteriano apropriado: caso não ocorra uma resposta favorável imediata, o corticosteróide deve ser descontinuado até que a infecção tenha sido adequadamente controlada.

 

Superdosagem:

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento? Não existem dados disponíveis sobre superdosagem com locoid®. todavia, corticosteróides aplicados topicamente podem ser absorvidos em quantidades suficientes para produzir efeitos sistêmicos, o que é mais provável de ocorrer em crianças tratadas com doses altas, por longo tempo. neste caso, o tratamento deve ser interrompido e consultado o médico.

Atenção: este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis, ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

 

Composição:

Cada grama de LOCOID® creme contém:
Butirato de hidrocortisona ........1 mg
Excipientes q.s.p .........1 g
(Álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, parafina líquida, parafina sólida, metil parahidroxibenzoato, ácido cítrico anidro, citrato de sódio anidro e água purificada).

Cada grama de LOCOID® emulsão contém:
Butirato de hidrocortisona ........1 mg
Excipientes q.s.p.......1 g
(Álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, parafina líquida, parafina sólida, óleo de borragem, butilhidroxitolueno, propilenoglicol, citrato de sódio anidro, ácido cítrico anidro, propil parahidroxibenzoato, butil parahidroxibenzoato e água purificada).

 
 

Armazenamento:

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?Conservar o produto à temperatura ambiente ( entre 15°C e 30°C), mantendo o frasco ou o tubo bem fechados.


informações complementares

Fabricante
EUROFARMA
Princípio ativo
butirato de hidrocortisona

artigos relacionados

Blog do cliquefarma
Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?