Explore a variedade dos genéricos do Microdiol, oferecendo soluções eficazes a preços acessíveis. Com o mesmo princípio ativo (Desogestrel + Etinilestradiol) que o medicamento de marca Microdiol, os remédios genéricos garantem resultados consistentes e seguros, proporcionando uma alternativa econômica para as necessidades dos pacientes.
Microdiol é um medicamento de referência, indicado para prevenir a gravidez. Além da função anticoncepcional, também pode ajudar a reduzir cólicas, fluxo menstrual e regular o ciclo.
Microdiol contém dois hormônios femininos, o Desogestrel (Progesterona) e o Etinilestradiol (Estrogênio). Esses hormônios ajudam a prevenir a gravidez, impedindo a ovulação; alterando a espessura do muco uterino, dificultando a passagem do espermatozoide, e dificultando a implantação do óvulo fecundado no útero.
O genérico do Microdiol é o medicamento que contém os princípios ativos Desogestrel + Etinilestradiol e é facilmente identificado pela tarja amarela presente em sua embalagem. A apresentação disponível do genérico são os comprimidos revestidos de Desogestrel 150mcg + Etinilestradiol 30mcg, em embalagem com 21 comprimidos.
O genérico do Microdiol pode diferir no tamanho e forma do comprimido, no prazo de validade, embalagem, rotulagem e nos demais ingredientes do comprimido, como conservantes, entre outros.
Mesmo com pequenas diferenças, o Microdiol pode ser substituído por seus genéricos, pois, antes de serem aprovados pela Anvisa, eles precisam comprovar que são bioequivalentes ao Microdiol. Isso significa que eles têm o mesmo perfil de segurança e eficácia, comprovado por testes obrigatórios de biodisponibilidade.
Tanto o preço do genérico quanto o preço do Microdiol dependem da quantidade de comprimidos na embalagem.
Existe grande variação de preço entre o Microdiol e o genérico, e até mesmo entre os genéricos, o preço pode variar entre as marcas fabricantes. Comparando o preço entre o Microdiol e o genérico no CliqueFarma, é notável essa diferença:
No CliqueFarma, você pode comparar o preço dos medicamentos em um único lugar e economizar, comprando aquele com o melhor preço.
Os medicamentos genéricos são muito mais baratos que o Microdiol, principalmente porque os fabricantes de genéricos não precisam investir em anos de pesquisa e desenvolvimento, nem em estudos clínicos e marketing, os quais têm custos altíssimos que são embutidos no preço final do medicamento.
Após expiração da patente do medicamento de referência, outros fabricantes podem produzir o genérico, economizando nas etapas iniciais e repassando essa economia para os consumidores. Além disso, os medicamentos genéricos registrados na Anvisa possuem segurança, eficácia e qualidade comprovada. Você pode confiar!
O genérico do Microdiol deve ser tomado por via oral, um comprimido por dia sempre no mesmo horário, durante 21 dias consecutivos, na ordem indicada na cartela. Após esse período, faça uma pausa de 7 dias e depois inicie uma nova cartela, mesmo que o sangramento ainda não tenha terminado.
Iniciando o uso do Microdiol: se você não usou nenhum método contraceptivo hormonal no último mês, a administração do comprimido do Microdiol precisa ser no 1° dia da menstruação. Caso inicie o comprimido entre o 2° e o 5° dia da menstruação, é recomendado utilizar um método de barreira nos primeiros 7 dias de tratamento nesse primeiro ciclo.
Troca de anticoncepcional: se você utilizava outros métodos anticoncepcionais, como outro tipo de pílula hormonal combinada, anel vaginal ou adesivo transdérmico, pode iniciar o uso do Microdiol no dia seguinte à ingestão do último comprimido da cartela anterior, sem intervalo entre os dois métodos. Caso esteja utilizando anel vaginal ou adesivo transdérmico, a recomendação é iniciar o uso do Microdiol no mesmo dia da remoção do anel ou do adesivo.
Minipílula (progesterona isolado): você pode iniciar o uso do Microdiol no dia seguinte à interrupção da minipílula. Nesse caso, é recomendado utilizar um método de barreira adicional, como preservativo, durante os primeiros 7 dias do uso de Microdiol.
Anticoncepcional injetável (com progesterona isolada), implante ou uso do dispositivo intrauterino (DIU): o uso do Microdiol pode ser iniciado no dia em que seria aplicada a próxima injeção ou no dia de remoção do implante ou do DIU. Nesse primeiro ciclo, é recomendado a utilização de um método de barreira adicional, durante os primeiros 7 dias.
Se você esquecer de tomar um comprimido do genérico do Microdiol e o atraso estiver com menos de 12 horas, tome o comprimido esquecido imediatamente e prossiga com o tratamento. A eficácia será mantida.
Caso o atraso ultrapasse 12 horas, a proteção conceptiva pode estar reduzida. As orientações a seguir variam de acordo com a semana da cartela em que ocorreu o esquecimento:
Comprimido esquecido na 1° semana: tome o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que seja necessário tomar dois ao mesmo tempo e siga com os outros comprimidos no horário habitual. É recomendado a utilização de métodos de barreiras, como preservativos, durante os 7 dias seguintes.
Comprimido esquecido na 2° semana: tome o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que seja necessário tomar dois ao mesmo tempo e prossiga com o tratamento. Se todos os comprimidos dos 7 dias anteriores foram tomados corretamente, não será necessário a utilização de outros métodos anticonceptivos. Porém, se não tiverem sido tomados corretamente, é recomendado o uso de métodos de barreiras pelos próximos 7 dias.
Comprimido esquecido na 3° semana: Nesse caso, você pode escolher entre duas recomendações: 1) Tome o comprimido esquecido assim que se lembrar, continue com os comprimidos no horário habitual e inicie a próxima cartela assim que finalizar os comprimidos da cartela em uso, isso significa que não haverá intervalo entre elas. 2) Pare os comprimidos da tabela e siga com a pausa (contanto a partir do dia do comprimido esquecido) e depois inicie a próxima cartela.
Se esqueceu de mais de um comprimido da mesma cartela, consulte seu médico para receber orientações.
Não. O genérico do Microdiol é contraindicado durante a gestação. Caso a gravidez aconteça durante o tratamento, o uso dos comprimidos deve ser suspenso. Durante a amamentação, pode haver alteração da composição do leite materno, por isso, não é recomendado.
Não. O genérico do Microdiol é indicado apenas para mulheres em idade fértil.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem dor de cabeça, alteração do humor, náusea, dor abdominal e sensibilidade nos seios.
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, pois o genérico do Microdiol pode interagir com outros remédios, aumentando o risco de efeitos colaterais ou comprometendo a eficácia do tratamento.
Se você tem histórico de trombose, enxaqueca com aura, pressão alta, problemas no fígado, diabetes com complicações ou câncer hormônio-dependente, informe ao seu médico. Essas condições podem exigir ajustes na dosagem e cuidados especiais durante o tratamento ou até mesmo contraindicar o uso deste medicamento.
Caso você apresente sintomas gastrointestinais, como vômitos ou diarreia intensa, dentro de 3 a 4 horas após tomar o comprimido, é possível que a absorção do medicamento tenha sido comprometida, o que equivale a um comprimido esquecido. Nesse caso, siga as orientações do item O que fazer se eu me esquecer de tomar o genérico do Microdiol? .
Microdiol (Desogestrel + Etinilestradiol). Marcos C. Borgheti. Campinas: Organon Farmacêutica Ltda., 2025. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Medicamentos Genéricos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/genericos#:~:text=*%20Disponibilizar%20medicamentos%20de%20menor%20pre%C3%A7o,de%20medicamentos%20concorrentes%20(gen%C3%A9ricos)%3B (Acesso em 16 jul 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Consulta de Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=4392&substanciaDescricao=ETINILESTRADIOL&categoriasRegulatorias=5 (Acesso em 16 jul 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 16 jul 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 60, de 10 de outubro de 2014. Dispõe sobre os critérios para a concessão renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares, e dá outras providências. Brasília: Anvisa; 2014.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 16, de 2 de março de 2007. Aprova Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos. Brasília: Anvisa; 2007.
Brasil. Lei n.º 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Altera a Lei n.º 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 11 fev. 1999. Seção 1, p. 1.
Coren/SP 709142
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso