Explore a variedade dos genéricos do Vfend, oferecendo soluções eficazes a preços acessíveis. Com o mesmo princípio ativo (Voriconazol) que o medicamento de marca Vfend, os remédios genéricos garantem resultados consistentes e seguros, proporcionando uma alternativa econômica para as necessidades dos pacientes.
Vfend é um medicamento de referência que contém o princípio ativo Voriconazol, um antifúngico triazólico de amplo espectro. É indicado para o tratamento de aspergilose invasiva (infecção produzida por um fungo da espécie Aspergillus ), infecções invasivas graves causadas por Candida, incluindo candidemia e candidíase esofágica, inclusive por C. krusei ), além de infecções por Scedosporium spp . e Fusarium spp . Vfend deve ser administrado principalmente em pacientes com infecções progressivas e potencialmente fatais.
O Voriconazol, presente no Vfend, age eliminando ou interrompendo o crescimento dos fungos causadores das infecções Ele atua inibindo a síntese do ergosterol, um componente essencial da membrana celular dos fungos. Sem o ergosterol, a membrana celular fica instável, o que leva à morte do microrganismo. Esse mecanismo de ação torna o Vfend eficaz contra uma ampla variedade de fungos patogênicos. O início de ação do Vfend ocorre entre 1 e 2 horas após a administração da dose.
O genérico do Vfend é o Voriconazol e é facilmente identificado pela tarja amarela presente em sua embalagem. A apresentação disponível do genérico é de 200 mg em comprimidos revestidos.
O genérico do Vfend pode diferir no tamanho e forma do comprimido, no prazo de validade, embalagem, rotulagem e nos demais ingredientes da suspensão oral, como aromatizantes, conservantes, entre outros.
Mesmo com pequenas diferenças, o Vfend pode ser substituído por seus genéricos, pois, antes de serem aprovados pela Anvisa, eles precisam comprovar que são bioequivalentes ao Vfend. Isso significa que eles têm o mesmo perfil de segurança e eficácia, comprovado por testes obrigatórios de biodisponibilidade.
Existe grande variação de preço entre o Vfend e o genérico. Até mesmo entre os genéricos, o preço pode variar entre as marcas fabricantes. Comparando o preço entre o Vfend e o genérico no CliqueFarma, é notável essa diferença:
No CliqueFarma, você pode comparar o preço dos medicamentos em um único lugar e economizar, comprando aquele com o melhor preço.
Os medicamentos genéricos são muito mais baratos que o Vfend, principalmente porque os fabricantes de genéricos não precisam investir em anos de pesquisa e desenvolvimento, nem em estudos clínicos e marketing, os quais têm custos altíssimos que são embutidos no preço final do medicamento.
Após a expiração da patente do medicamento de referência, outros fabricantes podem produzir o genérico, economizando nas etapas iniciais e repassando essa economia para os consumidores. Além disso, os medicamentos genéricos registrados na Anvisa possuem segurança, eficácia e qualidade comprovadas. Você pode confiar!
Os comprimidos revestidos devem ser tomados por via oral, preferencialmente em jejum (1 hora antes ou 1 hora após as refeições). Uso em adultos e adolescentes (12 a 16 anos): a terapia deve ser iniciada com uma dose de ataque intravenosa, para que, já no Dia 1, sejam atingidas concentrações plasmáticas adequadas. O tratamento intravenoso deve continuar por pelo menos 7 dias antes da troca para a terapia oral. Após a melhora clínica e a tolerância à medicação por via oral, o comprimido pode ser utilizado.
Uso em crianças de 2 a 12 anos: recomenda-se iniciar com terapia intravenosa, considerando o uso oral apenas após melhora clínica significativa.
Sim, o Voriconazol é indicado para crianças a partir de 2 anos de idade, com ajuste de dosagem conforme a idade e o peso, sempre sob orientação médica.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem inchaço, dor de cabeça, distúrbios visuais (visão turva, alterações na percepção de cores), diarreia, vômitos, náusea, alterações em testes de função hepática, erupções cutâneas e febre.
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, pois o genérico do Vfend pode interagir com outros remédios, aumentando o risco de efeitos colaterais ou comprometendo a eficácia do tratamento.
Se você tem histórico de doenças hepáticas, cardíacas, renais ou alergias a antifúngicos, informe ao seu médico. Essas condições podem exigir ajustes na dosagem e cuidados especiais durante o tratamento ou até mesmo contraindicar o uso deste medicamento.
Vfend (Voriconazol). Itapevi: Pfizer Brasil Ltda., 2025. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Medicamentos Genéricos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/genericos#:~:text=*%20Disponibilizar%20medicamentos%20de%20menor%20pre%C3%A7o,de%20medicamentos%20concorrentes%20(gen%C3%A9ricos)%3B (Acesso em 30 jul. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Consulta de Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?nomeProduto=Vfend (Acesso em 30 jul. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 30 jul. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 60, de 10 de outubro de 2014. Dispõe sobre os critérios para a concessão renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares, e dá outras providências. Brasília: Anvisa; 2014.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 16, de 2 de março de 2007. Aprova Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos. Brasília: Anvisa; 2007.
Coren/SP 715685
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso