Bula

Hidrocortisona - Pomada Tubo Com 30 G Ems Genérico

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Hidrocortisona - Pomada Tubo Com 30 G Ems Genérico

Para que serve

Insuficiência adrenocortical aguda ou primária crônica, síndrome adrenogenital, doenças alérgicas, doenças do colágeno, anemia hemolítica adquirida, anemia hipoplástica congênita, trombocitopenia secundária em adultos, doenças reumáticas, doenças oftálmicas, tratamento do choque.

Doenças respiratórias, neoplásicas (manejo paliativo de leucemias e linfomas em adultos, e de leucemia aguda na infância), estados edematosos, doenças gastrintestinais (para ajudar o paciente a superar períodos críticos em colite ulcerativa e enterite regional), triquinose com compromisso do miocárdio.

Contraindicação

Para injeção intra-articular:

Anterior à artroplastina articular, transtornos da coagulação sangüínea, fratura intra-ocular, articulação instável. Infecção fúngica sistêmica. Hipersensibilidade aos componentes.

Para todas as indicações deve-se avaliar a relação risco-benefício em presença de AIDS, cardiopatia, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, diabetes mellitus, glaucoma de ângulo aberto, disfunção hepática, miastenia gravis, hipertireoidismo, osteoporose, lúpus eritematoso, TBC ativa, disfunção renal severa.

Como usar

Adultos comprimidos/suspensão oral:

20 a 240mg/dia em dose única ou dividida em várias ingestões.

Doses pediátricas insuficiência adrenocortical:

0,56mg/kg/dia ou 15 a 20mg/m 2/dia.

Em crianças, a dose é determinada mais em função da gravidade do estado e da resposta do paciente do que pela idade ou peso corporal.

Forma parenteral IM em adultos:

15 a 240mg/dia.

Doses pediátricas:

Insuficiência adrenocortical IM, 0,56 mg/kg/dia.

Outras indicações:

IM, 0,66 a 4mg/kg a cada 12 ou 24 horas.

Adultos:

Injeção intra-articular, 5 a 75mg a cada 2 ou 3 semanas.

Precauções

Não é recomendável a administração de vacinas de vírus vivos a pacientes que recebem doses farmacológicas de corticóides, dado que a reprodução dos vírus da vacina pode potenciar-se. Pode ser necessário aumentar a ingestão de proteínas durante o tratamento a longo prazo.

É recomendável manter a articulação em repouso após a injeção intra-articular. Durante o tratamento, aumenta o risco de infecção e, em pacientes pediátricos ou geriátricos, o de efeitos adversos. É recomendável a administração de dose mínima eficaz durante o tratamento mais curto possível.

Não é recomendável a injeção na articulação onde tenha havido ou esteja em andamento uma infecção. É muito provável que os pacientes de idade avançada em tratamento com corticóides desenvolvam hipertensão.

Além disso, os idosos, principalmente mulheres, são mais propensos a apresentar osteoporose induzida por corticóides.

Reações Adversas

O risco de que sejam provocadas reações adversas com doses farmacológicas aumenta com a duração do tratamento ou com a freqüência da administração, e em menor grau com a dose. A administração local reduz, mas não elimina, o risco de efeitos sistêmicos.

Requerem atenção médica se forem provocados durante o uso prolongado:

  • Úlcera péptica
  • Pancreatite
  • Acne ou problemas cutâneos
  • Síndrome de Cushing
  • Arritmias
  • Alterações do ciclo menstrual
  • Debilidade muscular
  • Náuseas ou vômitos
  • Estrias avermelhadas
  • Hematomas não-habituais
  • Feridas que não cicatrizam

São de incidência menos freqüente:

  • Visão turva ou diminuída
  • Diminuição do crescimento em crianças e adolescentes
  • Aumento da sede
  • Incômodo, queimação, adormecimento, dor ou formigamento perto do local da injeção
  • Alucinações, depressões ou outras mudanças do estado anímico
  • Hipotensão
  • Urticária
  • Sensação de falta de ar
  • Rubor no rosto ou bochechas

Composição

Cada g da pomada dermatológica contém:
hidrocortisona . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 mg
excipiente* q.s.p. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 g
* petrolato líquido, propilparabeno e petrolato branco.

Interação Medicamentosa

O uso simultâneo com paracetamol aumenta a formação de um metabólito hepatotóxico deste, portanto aumenta o risco de hepatotoxicidade.

O uso com analgésicos não-esteróides (AINE) pode aumentar o risco de úlcera ou hemorragia gastrintestinal. A anfotericina-B com corticóides pode provocar hipocalemia grave. O risco de edema pode aumentar com o uso simultâneo de andrógenos ou esteróides anabólitos. Diminui os efeitos dos anticoagulantes derivados da cumarina, heparina, estreptoquinase ou uroquinase.

Os antidepressivos tricíclicos não aliviam e podem exacerbar as perturbações mentais induzidas pelos corticóides. Podem aumentar a concentração de glicose no sangue, razão pela qual será necessário adequar a dose de insulina ou de hipoglicemiantes orais.

As mudanças no estado tireóideo do paciente ou nas doses de hormônio tireóideo (quando em tratamento com este) podem requerer um ajuste na dose de corticosteróides, dado que no hipotireoidismo o metabolismo dos corticóides é diminuído e no hipertireoidismo é aumentado.

Os anticoncepcionais orais ou estrogênios aumentam a meia-vida dos corticóides e, por isso, seus efeitos tóxicos.

Os glicosídeos digitálicos aumentam o risco de arritmias.

O uso de outros imunopressores com doses imunopressoras de corticóides pode aumentar o risco de infecção e a possibilidade de desenvolvimento de linfomas e outros distúrbios linfoproliferativos. Podem acelerar o metabolismo da mexiletina com diminuição de sua concentração no plasma.

Ação da Substância

Características:

Os corticosteroides difundem-se através das membranas celulares e formam complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Esses complexos entram no núcleo celular, unindo-se ao DNA (cromatina), estimulando a transcrição do RNA-mensageiro e a posterior síntese de várias enzimas.

Supõe-se que essas enzimas são as responsáveis pelos efeitos anti-inflamatorios dos corticosteroides de aplicação tópica.

O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, aumentando a absorção transcutânea do corticosteroide.

Cuidados de Armazenamento

Cuidados de armazenamento: manter a bisnaga tampada, à temperatura ambiente (15 ?C a 30 ?C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Prazo de validade: o número do lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento.

Dizeres Legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Reg. MS: n° 1.0235.0808
Farm. Resp.: Dra Erika Santos Martins CRF-SP n° 37.386
Registrado por: EMS S/A
Rua Com. Carlo Mário Gardano, 450 S. B. do Campo/SP – CEP 09720-470 CNPJ: 57.507.378/0001-01 INDÚSTRIA BRASILEIRA
Fabricado por: EMS S/A Hortolândia/SP

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?