Ela pode ocorrer por conta de diversas causas. Entre elas:
Hereditariedade
A alopecia androgenética é uma condição hereditária, ou seja, que pode ser passada de pai para filho. Portanto, é comum que as pessoas cujos pais tenham essa condição, também a desenvolvam com o passar do tempo.
Hormônio masculino
A testosterona, o principal hormônio masculino, é uma das principais causas da queda de cabelo. Isso porque, ao atingir a raiz dos cabelos, esse hormônio sofre a ação de uma enzima. De tal modo, como consequência dessa reação, surgem substâncias que podem reduzir a velocidade de multiplicação das células ou até mesmo provocar a sua morte.
Tudo isso faz com que o cabelo fique mais fino e o seu crescimento mais vagaroso. Apesar de o hormônio masculino ser o principal fator da calvície.
Oleosidade
A queda de cabelo excessiva também pode estar associada à oleosidade, pois essa condição possibilita uma maior facilidade para a proliferação de fungos, coceiras e a descamação do couro cabeludo. Tudo isso prejudica os fios.
Diversas podem ser as causas da oleosidade do cabelo, sendo até mesmo uma característica do indivíduo. Por isso, quem tem o cabelo muito oleoso, precisa usar shampoos, cremes e outros tipos de produtos que contribuam para a diminuição da oleosidade.
Produtos químicos
O excesso de produtos químicos nos cabelos, como as tinturas, substâncias para fazer alisamentos, descolorantes, entre outros podem enfraquecer os fios. Assim, é preciso ter certos cuidados para evitar que esses cosméticos causem a queda de cabelo.
Má alimentação
A queda de cabelo também pode acontecer por conta da falta de ferro no corpo e isso ocorre quando não se tem uma alimentação saudável. Por isso, dietas de emagrecimento muito restritivas podem ajudar no desenvolvimento da alopecia e devem ser evitadas.
O ideal é que você siga uma dieta com alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, fígado e feijão. Também pode ser consumida, com supervisão de um médico ou nutricionista, uma suplementação alimentar com minerais e vitaminas E e do complexo B.
Estresse
O estresse desenvolve no corpo uma substância chamada estriol. Entre outras situações, essa substância coíbe o ingresso de nutrientes nos bulbos capilares e proporciona o enfraquecimento dos fios de cabelo.
Medicamentos
Alguns tipos de medicamentos, como os antidepressivos, anfetaminas e remédios para tratamento contra a acne podem fazer com que a alopecia se desenvolva como um efeito colateral. Quando isso acontece, é imprescindível falar com o médico que receitou o uso desses remédios e assim ajustar a dosagem ou fazer a substituição das substâncias, para evitar que as quedas se tornem um problema maior.