Explore os medicamentos que contêm Alprostadil, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.
Princípio ativo: Alprostadil
Princípio ativo: Alprostadil
Saiba tudo sobre Alprostadil: indicações, como funciona, medicamentos que contêm essa substância e efeitos colaterais.
Alprostadil é uma substância utilizada no tratamento de diferentes condições de saúde, como disfunção erétil, problemas graves de circulação sanguínea, especialmente nos membros inferiores pernas e pés. Além disso, é usado para tratar recém-nascidos com problemas no coração. Alprostadil pertence à classe terapêutica das prostaglandinas (PGE1), substâncias com efeito vasodilatador e antiagregante plaquetário.
Seu mecanismo de ação varia conforme a indicação e a forma de uso:
O Alprostadil é um medicamento que pode ser usado para diferentes tratamentos, dependendo da forma de aplicação e da necessidade do paciente. Ele está disponível em três apresentações, cada uma com uma indicação:
Você pode encontrar medicamentos com Alprostadil nas seguintes apresentações:
Atenção! Esses medicamentos não podem ser trocados entre si.
Mesmo que todos contenham Alprostadil, os medicamentos Alproxy, Caverject e Prostavasin não são intercambiáveis. Isso acontece por vários motivos:
Além disso, todos são medicamentos de referência, ou seja, são os originais aprovados pela Anvisa, e não existem genéricos ou similares aprovados no Brasil com Alprostadil. Por isso, não podem ser substituídos uns pelos outros, mesmo que tenham o mesmo nome da substância na embalagem.
O uso de Albendazol é contraindicado, em geral, nos seguintes casos:
Prostavasin e Alproxy:
Caverject:
Como todo medicamento, o Alprostadil pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos em uso. O Alprostadil pode interagir com:
A forma de uso do Alprostadil depende da apresentação:
Atenção! Siga sempre a orientação médica. Não use por conta própria nem altere doses sem supervisão.
Sim. O Caverject, à base de Alprostadil, é eficaz para homens com disfunção erétil, mesmo quando outros tratamentos falharam. Este medicamento precisa ser bem indicado e aplicado em consultório médico para capacitação de autoaplicação.
Não. Todos os medicamentos com Alprostadil disponíveis no Brasil são de referência, e não há genéricos ou similares intercambiáveis aprovados pela Anvisa.
Sim. O Alprostadil é um medicamento de uso sob prescrição médica. É necessário apresentar receita para comprar qualquer uma das apresentações.
Você pode marcar agora mesmo as consultas com os médicos especialistas para renovar sua receita, através do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, o Alprostadil não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para utilizá-lo, é necessário adquiri-lo em farmácias comerciais com prescrição médica.
Não. Os medicamentos contendo Alprostadil não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
O preço varia conforme a apresentação:
Você pode encontrar em farmácias físicas e online. E o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
Graduada em Farmácia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Minas Gerais, em 2010. Júlia Correa atuou em farmácias, hospitais, gestão de benefício de saúde e na indústria farmacêutica. Possui experiência como propagandista médico nas áreas de pediatria, dermatologia, infectologia e ginecologia. CRF/SP 59683
Alproxy (Alprostadil). São Paulo: Eurofarma, 2023. Bula do medicamento. Caverject (Alprostadil). São Paulo: Pfizer Brasil Ltda., 2024. Bula do medicamento. Prostavasin (Alprostadil Alfaciclodextrina). São Paulo: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., 2024. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 29 jul. 2025) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 29 jul. 2025) Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 29 jul. 2025) Ministério da Saúde (BR). Elenco de Medicamentos e Insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf (Acesso em 29 jul. 2025)
Autoria
Julia Takiuti
Texto elaborado com base em bulas de medicamentos de referência aprovadas pela Anvisa e revisado por profissional especialista em saúde.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso