Explore os medicamentos que contêm Liraglutida, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.
Princípio ativo: Liraglutida
Princípio ativo: Liraglutida
Saiba tudo sobre Liraglutida: indicações, como funciona, medicamentos que contêm essa substância e efeitos colaterais.
Liraglutida é uma substância utilizada no tratamento de diabetes tipo 2 e no controle crônico de peso pertencente à classe terapêutica dos agonistas do receptor de GLP-1. Atua no organismo imitando a ação do hormônio GLP-1, que regula o apetite e os níveis de açúcar no sangue. Isso resulta em:
A Liraglutida é indicada para:
Você pode encontrar medicamentos com Liraglutida na seguinte apresentação:
Embora todos contenham o mesmo princípio ativo, a principal diferença entre eles está na indicação terapêutica e na quantidade de doses que cada caneta aplicadora consegue dispensar:
Atenção! Esses medicamentos não podem ser trocados entre si.
Os medicamentos que contêm Liraglutida são classificados como medicamentos biológicos e não são considerados intercambiáveis pela Anvisa. Isso significa que eles não podem ser trocados entre si, mesmo que contenham o mesmo princípio ativo, devido às diferenças na formulação, processo de fabricação e absorção no organismo (biodisponibilidade). Siga a prescrição médica e nunca substitua por outro medicamento sem orientação profissional.
O uso de Liraglutida é contraindicado para pessoas com alergia à substância ou a outros componentes da fórmula e para gestantes ou mulheres que planejam engravidar.
O uso de Liraglutida não é recomendado para:
Pacientes com histórico de pancreatite, doenças da tireoide (como nódulos ou aumento da glândula), uso de insulinas ou antidiabéticos orais da classe das sulfonilureias, perda rápida de peso, ou que estejam amamentando, devem informar ao médico, pois essas situações exigem cuidado e acompanhamento profissional.
Atenção! Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Como todo medicamento, Liraglutida pode causar efeitos adversos, como:
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza. Liraglutida pode interagir com:
As canetas contendo Liraglutida devem ser aplicadas com injeção por via subcutânea (sob a pele, na região com gordura). Não deve ser aplicada na veia ou no músculo. Os melhores locais para aplicação são na parte da frente das coxas, no abdome ou na parte superior atrás do braço.
A forma de uso da Liraglutida depende da indicação e apresentação do medicamento, o tratamento geralmente é iniciado com uma dose menor, sendo aumentada gradualmente:
Diabetes tipo 2 em adultos e crianças com mais de 40 kg (Victoza, Lirux): 0,6 mg uma vez ao dia por pelo menos uma semana, podendo ser aumentada para 1,2 mg por dia e depois para até 1,8 mg por dia conforme orientação médica;
Controle de peso em adultos ou tratamento de obesidade em adolescentes entre 12 e 18 anos e com mais de 60 kg (Saxenda, Olire): 0,6 mg uma vez ao dia por pelo menos uma semana, podendo ser aumentada, conforme esquema abaixo, até atingir a dose de 3 mg por dia ou até a dose tolerada, conforme orientação médica.
Sim. Saxenda e Olire são indicados para o controle crônico de peso em adultos com obesidade e sobrepeso e adolescentes com obesidade, quando associados a dieta e exercícios físicos.
Não. Por serem medicamentos biológicos, Victoza, Saxenda, Lirux e Olire não possuem genéricos intercambiáveis aprovados pela Anvisa.
Sim. Liraglutida é um medicamento de venda sob prescrição e retenção da receita. Só pode ser adquirido com a apresentação de receita médica em duas vias, com retenção de uma via na farmácia.
Você pode marcar agora mesmo as consultas com os médicos especialistas para renovar sua receita, através do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, a Liraglutida não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que ela não é distribuída gratuitamente nas unidades públicas de saúde. Para utilizá-la, é necessário adquirir o medicamento em farmácias comerciais com prescrição médica.
Você pode encontrar em farmácias físicas e online, e o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Não. Os medicamentos contendo Liraglutida não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
O preço pode variar conforme a apresentação e farmácia. Consulte e compare valores no CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
Farmacêutica formada pela UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga) e pós-graduada em Farmácia clínica e prescrição farmacêutica e em Nutracêuticos e suplementação na prática clínica farmacêutica pelo ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) de São Paulo. Iniciou a carreira em distribuidoras e drogarias e migrou para o universo de saúde digital. CRF/SP 85219.
Lirux (Liraglutida). Hortolândia: EMS S.A., 2024. Bula do medicamento.
Olire (Liraglutida). Hortolândia: EMS S.A., 2024. Bula do medicamento.
Victoza (Liraglutida). Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., 2024. Bula do medicamento.
Saxenda (Liraglutida). Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., 2024. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 24 jul. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 24 jul. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução da Diretoria Colegiada nº 957, de 30 de dezembro de 2024. Estabelece critérios para indicação de medicamentos de referência e procedimentos para inclusão e exclusão na Lista de Medicamentos de Referência (LMR). Brasília: Anvisa; 2024.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 471, de 23 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias isoladas ou em associação, de uso sob prescrição e retenção da receita, listadas na Instrução Normativa específica. (Redação dada pela Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 973, de 23/04/2025). Brasília: Anvisa; 2021.
Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 24 jul. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Elenco de Medicamentos e Insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf (Acesso em 24 jul. 2025).
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso