Explore os medicamentos que contêm Meropeném, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.
Princípio ativo: Meropeném
Saiba tudo sobre Meropeném: indicações, como funciona, medicamentos que contêm essa substância e efeitos colaterais.
O Meropeném é um antibiótico da classe dos carbapenêmicos, indicado para o tratamento de infecções bacterianas graves em adultos e crianças. É administrado por via intravenosa, geralmente em ambiente hospitalar, devido à gravidade das condições em que é prescrito.
Ele age inibindo a síntese da parede celular das bactérias, o que leva à destruição do microrganismo.
Devido ao seu amplo espectro de ação, o Meropeném é eficaz contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, aeróbias e anaeróbias, incluindo casos de infecções resistentes a outros antibióticos.
O Meropeném é indicado para o tratamento de:
Você pode encontrar medicamentos com Meropeném nas seguintes apresentações:
Pó para solução injetável - 500 mg e 1 g:
Pó para solução injetável - 2 g:
Sim. A intercambialidade permite a troca de um medicamento de referência por um genérico ou similar intercambiável, garantindo que o efeito seja o mesmo. Esse processo pode ser realizado com segurança entre o medicamento de referência (Meronem 500 mg ou 1 g e Meromax 2 g), os genéricos de Meropeném e os similares aprovados pela Anvisa como intercambiáveis.
No caso do Meropeném 2 g (Meromax), não há similar ou genérico disponível.
O uso de Meropeném é contraindicado para:
Deve ser usado com cautela em:
Durante a gestação e lactação, o uso só deve ocorrer se o médico considerar que os benefícios superam os riscos.
O Meropeném pode ser utilizado em crianças a partir de 3 meses(Meronem e Mepenox). Já o Meromax tem indicação exclusiva para adultos (a partir dos 18 anos).
Atenção! Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento com antibióticos.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem:
Reações mais graves, como alergias severas e alterações na função hepática, podem ocorrer, mas são menos comuns.
O Meropeném pode interagir com:
O Meropeném é administrado por via intravenosa, em ambiente hospitalar. A dose depende do tipo e da gravidade da infecção, da idade e da função renal do paciente. Geralmente, a dose usual varia entre 500 mg e 1000 mg EV a cada 8 horas.
Sim. O Meropeném pode ser utilizado em casos de pneumonia grave, incluindo pneumonia associada ao uso de ventiladores mecânicos.
Sim. Existem genéricos de Meropeném disponíveis no Brasil, como os fabricados pela Fresenius Kabi, Teuto e Eurofarma.
Sim. O Meropeném é um antimicrobiano de uso hospitalar, sob prescrição médica e com retenção da receita. Você pode marcar agora mesmo as consultas com os médicos especialistas para renovar sua receita por meio do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, o Meropeném não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Você pode encontrar em farmácias físicas e online, mas geralmente seu uso ocorre em ambiente hospitalar. O CliqueFarma pode ajudar a comparar preços.
Não. Os medicamentos contendo Meropeném não fazem parte do Programa Farmácia Popular.
O preço pode variar conforme a apresentação e o laboratório. Consulte e compare valores no CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
Graduada em Farmácia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Minas Gerais, em 2010. Júlia Correa atuou em farmácias, hospitais, gestão de benefício de saúde e na indústria farmacêutica. Possui experiência como propagandista médico nas áreas de pediatria, dermatologia, infectologia e ginecologia. CRF/SP 59683
Meronem (Meropeném). São Paulo: Pfizer Brasil Ltda., 2024. Bula do medicamento. Meromax (Meropeném Tri-hidratado). São Paulo: Eurofarma Laboratórios S.A., 2024. Bula do medicamento. Mepenox (Meropeném). Rio de Janeiro: Instituto BioChimico Indústria Farmacêutica Ltda., 2024. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 23 ago. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 24 ago. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 23 ago. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Elenco de Medicamentos e Insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf (Acesso em 23 ago. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 471, de 23 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre critérios para prescrição, dispensação e controle de antimicrobianos. Brasília: Anvisa; 2021.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso