Explore os medicamentos que contêm Nicotina, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina

Princípio ativo: Nicotina
Saiba tudo sobre a Nicotina: medicamento utilizado para o tratamento da dependência ao tabaco, disponível em gomas de mascar, pastilhas e adesivos de pele. Conheça suas indicações, entenda como funciona, as opções de medicamentos que contêm essa substância e os efeitos colaterais que você precisa saber.
A Nicotina é uma substância utilizada para o tratamento da dependência ao tabaco, pertencente à classe terapêutica dos agentes para cessação do tabagismo, e atua no organismo repondo a Nicotina de forma controlada e temporária, reduzindo os sintomas da abstinência e a vontade de fumar.
A Nicotina é indicada para:
Você pode encontrar medicamentos com Nicotina nas seguintes apresentações:
Os medicamentos que contêm Nicotina são classificados como medicamentos específicos e não são considerados intercambiáveis pela Anvisa. Isso significa que eles não podem ser trocados entre si, devido às diferenças em sua formulação, processo de fabricação e absorção no organismo (biodisponibilidade), mesmo que contenham o mesmo princípio ativo. Por isso, é recomendado seguir exatamente a prescrição médica e nunca trocar por outro medicamento sem orientação profissional.
O uso de Nicotina é contraindicado para pessoas com alergia à substância ou a outros componentes da fórmula e para menores de 12 anos no caso dos adesivos e pastilhas do medicamento NiQuitin. Já a apresentação de goma de mascar possui algumas contraindicações a mais: menores de 18 anos, histórico de arritmia, infarto ou acidente vascular cerebral recente, pressão alta não controlada e alterações no fígado.
O uso de Nicotina não é recomendado durante a gravidez e amamentação.
Pacientes com diabetes, epilepsia, úlceras gástricas ou duodenais, hipertireoidismo ou feocromocitoma devem informar ao médico, pois essas situações exigem cuidado e acompanhamento médico.
Atenção! Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Como todo medicamento, a Nicotina pode causar efeitos adversos. Os mais comuns incluem náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, reação no local da aplicação do adesivo, soluço e irritação na garganta.
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza. Até o momento, não há registros de interações da Nicotina com outros medicamentos, mas o acompanhamento médico é essencial.
A forma de uso da Nicotina depende da apresentação:
Goma de mascar (2 mg e 4 mg): a dose e a duração do tratamento são individualizadas e variam de acordo com o grau de dependência e resposta ao tratamento de cada paciente. Sempre que sentir vontade de fumar, masque uma goma por 30 minutos, até sentir um sabor forte na boca ou uma leve sensação de formigamento, e então pare de mastigar e coloque a goma entre a bochecha e a gengiva. Aguarde até que o sabor ou o formigamento desapareça e, então, volte a mastigar lentamente. Não ultrapassar a recomendação máxima de 24 gomas de 4 mg e 30 gomas de 2 mg em um período de 24 horas.
A Nicotina é liberada completamente após 30 minutos de mastigação. A velocidade e a frequência da mastigação afetam a absorção da Nicotina, por isso precisam ser ajustadas conforme orientação médica.
Adesivo transdérmico (7 mg, 14 mg e 21 mg): deve-se aplicar o adesivo diariamente, preferencialmente pela manhã, sobre a pele limpa, seca e sem pelos, em áreas do corpo protegidas da luz. Para realizar a aplicação, remova o adesivo do envelope e pressione firmemente na pele com a palma da mão por cerca de 10 segundos. A dose e a duração do tratamento são individualizadas e variam de acordo com o grau de dependência e resposta ao tratamento de cada paciente, conforme orientação médica.
Alternar os locais de aplicação e não repetir o mesmo local por, no mínimo, 7 dias.
Pastilhas (2 mg e 4 mg): deve-se utilizar uma pastilha sempre que houver vontade intensa de fumar ou conforme orientação médica. Deixe a pastilha dissolver lentamente na boca, sem mastigar ou engolir. A quantidade de pastilhas indicadas por dia e a dosagem variam de acordo com a necessidade do paciente, conforme orientação médica.
Atenção! Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não altere a dose por conta própria e não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Sim. A Nicotina é indicada como terapia de reposição para ajudar na cessação do tabagismo e na diminuição dos sintomas relacionados à abstinência.
Não. Atualmente, não há genéricos dos medicamentos Nicorette e NiQuitin aprovados pela Anvisa.
Sim. A Nicotina é um medicamento de uso sob prescrição médica.
Você pode marcar agora mesmo uma consulta com um médico especialista para receber a orientação adequada, por meio do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, a Nicotina não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que ela não é distribuída gratuitamente nas unidades públicas de saúde.
Você pode encontrar em farmácias físicas e online. E o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Não. Os medicamentos contendo Nicotina não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
Você pode consultar e comparar os preços do Nicorette e do NiQuitin e suas diferentes versões no CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
NICOTINA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Enfermeira formada pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduada em Cuidados em Diabetes pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Experiência em promoção da saúde e educação em diabetes. Coren/SP 709142.
NiQuitin (Nicotina). São Paulo: Mappel Indústria de Embalagens S.A., 2025. Bula do medicamento.
Nicorette (Nicotina). São Paulo: Kenvue Ltda., 2025. Bula do medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 11 nov. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Lista de Medicamentos de Referência [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia (Acesso em 11 nov. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução da Diretoria Colegiada nº 957, de 30 de dezembro de 2024. Estabelece critérios para indicação de medicamentos de referência e procedimentos para inclusão e exclusão na Lista de Medicamentos de Referência (LMR). Brasília: Anvisa; 2024.
Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 11 nov. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Elenco de Medicamentos e Insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf (Acesso em 11 nov. 2025).
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso