Explore os medicamentos que contêm Testosterona, reconhecido por sua eficácia no tratamento de diversas condições. Com diferentes apresentações e marcas disponíveis, você encontra alternativas que se adaptam às suas necessidades e preferências.

Princípio ativo: Testosterona

Princípio ativo: Testosterona

Princípio ativo: Testosterona

Princípio ativo: Testosterona
Saiba tudo sobre a Testosterona: um hormônio essencial para o desenvolvimento das características sexuais masculina. Conheça suas indicações, como funciona, medicamentos que contêm essa substância, efeitos colaterais e modo de uso.
A Testosterona é um hormônio utilizado no tratamento do hipogonadismo masculino, pertencente à classe dos andrógenos. Atua no organismo por meio da reposição hormonal, promovendo o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos, a manutenção do crescimento de pelos, o engrossamento da voz e o desenvolvimento da libido, além de influenciar o desenvolvimento muscular e a distribuição da gordura corporal.
A Testosterona é indicada para:
Você pode encontrar medicamentos com Testosterona nas seguintes apresentações:
Os medicamentos que contêm a Testosterona não são considerados intercambiáveis pela Anvisa. Isso significa que eles não podem ser trocados entre si, devido as diferenças na sua formulação, processo de fabricação e absorção no organismo (biodisponibilidade), mesmo que contenham o mesmo princípio ativo. Por isso, é recomendado seguir exatamente a prescrição médica e nunca trocar por outro medicamento sem orientação profissional.
O uso de Testosterona é contraindicado para pessoas com alergia à substância ou a outros componentes da fórmula, em casos de confirmação ou suspeita de câncer de próstata ou da glândula mamária masculina, níveis elevados de cálcio no sangue associados a tumores malignos, presença ou histórico de tumores no fígado, e para mulheres grávidas ou lactantes.
O uso de Testosterona não é recomendado para pacientes com insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave, doença cardíaca isquêmica, uso de drogas ou consumo elevado de álcool, e transtornos psiquiátricos graves.
Pacientes com hipertensão arterial, trombofilia, epilepsia, enxaqueca, histórico de câncer ósseo e apneia do sono devem informar ao médico, pois essas situações exigem cuidado e acompanhamento médico.
Este medicamento não deve ser utilizado para tratamento da infertilidade masculina ou da impotência sexual.
O gel de Testosterona pode ser transferido para outras pessoas por meio do contato físico direto com a área onde foi aplicado. Quando esse contato é frequente, há risco de aumento nos níveis séricos de Testosterona na outra pessoa, podendo ocorrer alguns eventos adversos, como crescimento de pelos faciais, alteração na voz, irregularidades menstruais e até puberdade precoce em crianças.
Para evitar essa transferência, recomenda-se seguir os seguintes cuidados:
Atenção! Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Como todo medicamento, a Testosterona pode causar efeitos adversos. Os mais comuns durante o tratamento com o gel são: ansiedade, reação no local da aplicação, ressecamento da pele e alterações em exames laboratoriais (aumento de hemácias e hemoglobina).
Durante o tratamento com o medicamento injetável, os efeitos mais comuns incluem ganho de peso, acne, aumento do tamanho da próstata e reação no local da aplicação (dor, coceira, vermelhidão e hematoma).
Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza. A Testosterona pode interagir com:
Gel dermatológico 10 e 16,2 mg/g: deve ser aplicado sobre a pele limpa e seca, uma vez ao dia, pela manhã, e de preferência sempre no mesmo horário. O gel de 10 mg/g pode ser aplicado nos ombros, braços ou abdômen, espalhando delicadamente, já o de 16,2mg/dia deve ser aplicado nos braços ou nos ombros. Na primeira aplicação do gel de 16,2 mg/g será necessário preparar a válvula dosadora: remova a tampa, pressione a válvula três vezes e descarte o produto liberado nesses acionamentos. Um acionamento completo da válvula libera 1,25 g. A dose e duração do tratamento variam de acordo com a resposta clínica e laboratorial de cada paciente, conforme orientação médica.
Recomendações gerais:
Solução injetável 250 mg/mL: deve ser aplicada exclusivamente por via intramuscular. A dose e o intervalo entre as injeções são individuais, determinados conforme exames clínicos e laboratoriais, sob orientação médica.
Atenção! Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não altere a dose por conta própria e não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Sim. A reposição de Testosterona pode ajudar na melhora da libido em homens com deficiência hormonal comprovada.
É possível identificar a diminuição dos níveis de testosterona por meio de sintomas clínicos, como regressão das características sexuais secundárias masculinas, alterações na composição corporal, fraqueza ou fadiga, diminuição da libido e disfunção erétil. Além dos sintomas, é necessário realizar exame de sangue para a dosagem de testosterona.
Não. Atualmente, não há medicamentos genéricos disponíveis para as apresentações de Androgel.
Sim. A Testosterona é um medicamento de uso sob prescrição médica.
Você pode marcar agora mesmo uma consulta com um médico especialista para receber a orientação adequada, por meio do Agendar Consulta .
Não. Atualmente, a Testosterona não está disponível na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que ela não é distribuída gratuitamente nas unidades públicas de saúde. Para utilizá-la, é necessário adquirir o medicamento em farmácias comerciais com prescrição médica.
Você pode encontrar em farmácias físicas e online. E o CliqueFarma pode te ajudar nessa jornada, comparando os preços dos medicamentos que você usa e trazendo as melhores ofertas.
Não. Os medicamentos contendo Testosterona não estão incluídos no Programa Farmácia Popular.
Você pode consultar e comparar os preços do Androgel e do Daem e suas diferentes versões no CliqueFarma.
Atenção! Esta página tem caráter informativo e não substitui a orientação médica. Para mais detalhes, consulte a bula do medicamento ou um profissional de saúde.
TESTOSTERONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Enfermeira formada pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduada em Cuidados em Diabetes pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Experiência em promoção da saúde e educação em diabetes. Coren/SP 709142.
Androgel (Testosterona). São Paulo: Besins Healthcare Brasil Comercial e Distribuidora de Medicamentos Ltda., 2025. Bula medicamento.
Daem (Undecilato de Testosterona). São Paulo: Eurofarma Laboratórios S.A., 2025. Bula medicamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Conceitos e definições – Medicamentos [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes (Acesso em 20 out. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2024 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf (Acesso em 20 out. 2025).
Ministério da Saúde (BR). Elenco de Medicamentos e Insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil [Internet]. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf (Acesso em 20 out. 2025).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução nº 985, de 29 de julho de 2025. Atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial). Brasília: Anvisa; 2025.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso