ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve Losalen? Doenças inflamatórias agudas e subagudas da pele, de vários tipos e localizações , responsivas aos corticosteróides, particularmente aquelas associadas à hiperqueratose. Por exemplo:
· eczema seborréico, eczema de contato, dermatite atópica (em pacientes de todas as idades), neurodermatite localizada;
· psoríase vulgar, líquen plano, hiperqueratoses plantares e palmares.
Quando não devo usar este medicamento? Afecções virais da pele (por exemplo, varicela, erupções cutâneas após vacinação, herpes simples, herpes zóster), sífilis, tuberculose cutânea, dermatite perioral, acne vulgar, aplicação nos olhos, hipersensibilidade conhecida ao pivalato de flumetasona ou aos corticosteróides em geral, hipersensibilidade conhecida ao ácido salicílico ou a outros salicilatos, bem como aos outros componentes de Losalen.
Como usar Losalen? Dependendo da severidade da doença, a dose recomendada de Losalen é a seguinte: Aplicar a pomada nas áreas afetadas, na forma de camada fina, 1 a 2 vezes ao dia, friccionando-se levemente. O tratamento de doenças crônicas da pele (por exemplo, psoríase ou eczema crônico) não deve ser interrompido abruptamente).
Quais os males que este medicamento pode me causar? Ocasionalmente, no local da aplicação, sinais de irritação tais como: sensação de queimação, prurido ou erupção cutânea; em casos isolados também foi observada uma leve atrofia cutânea em decorrência do uso de pivalato de flumetasona. O tratamento deve ser descontinuado se surgir irritação severa ou sensibilização. Losalen pode afetar, de maneira adversa, a função adrenocortical (causando síndrome de Cushing em casos isolados).
Até o momento, não foram relatados casos de absorção de salicilatos que tenham resultado em efeitos sistêmicos durante tratamento com Losalen. Entretanto, deve se manter em mente a possibilidade deste risco, particularmente ao se utilizar o medicamento em pediatria.
Outras reações adversas relatadas durante o uso tópico de glicocorticóides incluem, por exemplo, alergia de contato, mudanças na pigmentação da pele ou infecções secundárias, especialmente após aplicação por períodos prolongados de tempo em áreas extensas e na forma de curativos oclusivos ou em áreas nas quais a pele é muito permeável (por exemplo, face e axilas). Glicocorticóides podem também ocasionar estrias rubras de distensão, telangiectasia, púrpura ou acne induzida por corticosteróide.
Como funciona este medicamento?Pivalato de flumetasona: A absorção percutânea do pivalato de flumetasona que, mesmo sob condições extremas, é mínima, eleva-se pela adição do ácido salicílico. Quando se aplica Losalen em grande quantidade e repetidamente sobre a pele, pode-se observar moderada diminuição temporária da função adrenocortical.
Ácido salicílico: Foi demonstrado que o ácido salicílico é absorvido de Losalen apenas em pequenas quantidades. Após a aplicação tópica, mesmo sobre grandes áreas de pele lesada, os níveis plasmáticos totais medidos estavam bem abaixo daqueles associados com reações tóxicas sistêmicas.
Propriedades da pomada: A pomada é a forma de aplicação adequada para uso em pele seca e com ausência de óleos naturais.
O que devo saber antes de usar este medicamento?Nos casos excepcionais em que Losalen for aplicado em grandes quantidades em áreas extensas da pele ou na forma de curativos oclusivos, o paciente deverá ser mantido sob supervisão médica regular. Tratamentos a longo prazo, especialmente na pele do rosto, devem sempre ser evitados, não importando a idade do paciente.
Devido aos relatos de moderada diminuição da função adrenocortical, o risco de reações adversas sistêmicas deve ser mantido em mente especialmente quando o medicamento for utilizado em grandes áreas da pele ou na forma de curativo oclusivo.
Losalen deve ser utilizado com cautela em lactentes e crianças pequenas, nas quais a pele é mais sensível.
A aplicação na forma de curativos oclusivos deve ser de duração limitada e confinada a pequenas áreas lesadas. Deve-se dar tratamento adicional apropriado a áreas com infecção bacteriana ou micótica severa.
Losalen não deve entrar em contato com a conjuntiva.
Em pacientes com insuficiência renal grave, deve ser evitada a aplicação repetida em áreas extensas da pele, tendo em vista a possibilidade de absorção do salicilato.
Losalen não é indicado em estágios de secreção aguda ou subaguda nos quais ainda exista risco de exudação e não deve ser utilizado nas membranas mucosas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento? Não há relatos até o momento.
A pomada contém 0,02% de pivalato de flumetasona e 3% de ácido salicílico; excipiente q.s.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso