Whey Protein

Whey Protein – Sua proteína diária

26/03/2021 0 Por cliquefarma

Se você gosta de exercícios físicos, academia, com certeza já ouviu falar em Whey Protein, né? Ou até mesmo já é um usuário deste produto pois precisa suplementar algum nutriente, mas de qualquer forma, vamos explicar tudo sobre esse produto e os motivos de ser muito procurado, confira!

O que são suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são produtos com características e propriedades nutricionais iguais aos alimentos e são recomendados para suplementar a alimentação e oferecem vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos que não estão em quantidade adequada no corpo da pessoa, seja por uma má alimentação ou por algum problema que esteja impedindo a absorção desses nutrientes. 

Eles podem ser comprados e consumidos em forma de pó, cápsula, pastilha, líquido, dentre outros e vão de acordo com a necessidade e preferência de cada um. Esses suplementos são muito usados principalmente por quem pratica atividade física frequentemente e precisam estar com boa quantidade de todos os nutrientes, como as proteínas, no corpo. É um produto liberado pela ANVISA, e pode ser consumido por todas as pessoas.

O que é Whey Protein 

Whey protein é uma mistura de proteínas extraídas do soro de leite, material líquido criado como um subproduto da produção de queijo. Possui as proteínas alfa-globulina e beta-globulina.

O whey oferece todos os aminoácidos que não são  produzidos pelo nosso corpo e é rico em BCAA, ou seja, aminoácidos do tipo leucina, isoleucina e valina, fundamentais para a produção de fibras musculares.

Ele é um suplemento em pó, que pode ser adicionado na preparação de shakes, vitaminas, sucos e para complementar o valor nutricional de algumas receitas como panquecas, bolos e pães. É muito utilizado por pessoas que praticam exercícios físicos com frequência e precisam ganhar massa muscular. 

O soro do leite sobra quando o leite é coagulado durante o processo de produção do queijo e contém tudo o que é solúvel do leite depois que o pH cai para 4,6 durante o processo de coagulação. É uma solução a 5% de lactose em água com lactoalbumina e algum material lipídico. 

 O processamento pode ser feito por uma simples secagem, ou o conteúdo relativo de proteína pode ser aumentado removendo a lactose, lipídios e outros materiais não proteicos. Por exemplo, a secagem por pulverização após a filtração por membrana separa as proteínas do soro de leite. 

Whey Protein

Pra que serve o whey protein

As proteínas presentes no Whey Protein incluem albumina sérica, gaba, albumina alfa-lactalbumina, glicina, aminoácidos da cadeia ramificada (BCAAS) e interleucinas. Todo o tecido vivo, animal e muitos vegetais contém proteína. A proteína é um nutriente essencial e desempenha um papel fundamental no metabolismo e reparo de tecidos. Na maioria dos organismos vivos, a proteína ajuda a construir e reparar as células e os tecidos do corpo.

A proteína é vital para a saúde humana e o bem estar. O soro é uma das melhores fontes de proteínas e também tem muitos outros efeitos benéficos na saúde, incluindo a promoção da perda de peso e energia, mantendo e aumentando a massa muscular, agindo como um impulsionador do sistema imunológico e reduzindo os níveis de colesterol. 

Essa proteína de soro de leite pode ajudar a melhorar o desempenho esportivo, para controlar e evitar certas doenças, para melhorar o desempenho e condicionamento físico, para construir e reparar o tecido corporal e reduzir o risco de câncer. Algumas pesquisas indicam que suplementos de proteína de soro podem até mesmo retardar o processo de envelhecimento. 

A suplementação de proteína de soro de leite junto com exercícios físicos pode ajudar a melhorar a síntese de proteína muscular e promover o crescimento da massa de tecido magro, ou seja, a massa magra. 

Seu uso é recomendado para quem quer ganhar massa muscular, para dietas de emagrecimento, para ajudar no complemento de quem está com baixa quantidade de proteína do organismo e para hipertrofia. 

Benefícios do Whey Protein 

O whey protein pode ser muito benéfico para a saúde quando tomado na quantidade certa e de acordo com a necessidade do seu corpo. Ele é um grande aliado de quem pratica exercícios físicos, pois ajuda a restabelecer a estrutura muscular que é muito exigida na prática desses exercícios. 

Ele ajuda a maximizar o anabolismo, contribuindo para os ganhos de massa muscular, melhorando o tecido muscular para o restabelecimento das fibras musculares. Também intensifica o rendimento físico quando é exigido muita força, evitando a fadiga e o cansaço muscular. 

É ótimo para se recuperar de um treino e já estar preparado para outro, diminuindo o cansaço, melhora a saúde dos ossos e os fortalece, além de reter mais nitrogênio, fundamental para o crescimento dos músculos. 

Tem efeito antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente para combater vírus e bactérias e podem causar doenças e infecções, como gripes e resfriados. 

É excelente para ajudar na dieta de emagrecimento e no controle da obesidade, pois estimula a queima de gordura e, consequentemente, a perda de peso, além de atuar diretamente na glicose e gerar saciedade.

E ainda, auxilia na redução de colesterol ruim, o LDL, e no aumento do HDL, o colesterol bom. Inclusive, contribui para o controle da pressão arterial. 

Qual é o melhor Whey Protein 

Antes de comprar o seu Whey Protein, você deve se atentar à sua qualidade e sua procedência, verificando sempre se eles têm o selo de aprovação da Anvisa e se suas propriedades te ajudarão a atingir o objetivo desejado. 

Um bom Whey protein deve ser rico em proteínas, de fácil digestibilidade e com quantidade mínima de gorduras e carboidratos, com efeito imediato de reconstrução da massa muscular depois da atividade física. Também deve possuir baixo índice glicêmico e açúcares.  

Deve ser capaz de aumentar a energia, ajudar na perda de peso, além de ser um multivitamínico, fornecendo também grande teor de creatina. O sabor é um fator que faz grande diferença, por isso deve ser agradável e ter várias opções de sabores.  

Quanto tomar de Whey protein

Antes de fazer o uso desse suplemento alimentar, é recomendado uma consulta com seu médico e/ou nutricionista, dessa forma, ele prescreverá a quantidade necessária de whey protein de acordo com suas necessidades e metas, devendo ser aliviado o condicionamento físico e a dieta alimentar de cada um. É indicado que seja suplementado de 0,8 a 2g de proteína a cada quilo do peso. Uma ingestão média baseada nas pessoas em geral seria:

  • Para pessoas sedentárias, em média 0,8g de proteína;
  • Para quem pratica atividades físicas até 3 vezes na semana, seria de 1g de proteína;
  • Para quem pratica treinos de resistência, o ideal é de 1 a 1,6g de proteína;
  • Para quem pratica atividades atividades mistas, é recomendado de 1,4 a 1,7g de proteína
  • Para quem faz treinos de força e mais intensos, é indicado de 1,6 a 2g de proteína. 

Tipos de Whey Protein 

Existem três tipos principais de proteína de soro de leite: concentrado de proteína de soro de leite (WPC);  isolado de proteína de soro de leite (WPI) e hidrolisado de proteína de soro de leite (WPH).

O Whey Protein Concentrado (WPC) contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos. A porcentagem de proteína no WPC depende de quão concentrada ela está. Os concentrados inferiores tendem a ter 30 por cento de proteína e os superiores, 90 por cento.

Whey protein isolado  (WPIs) são posteriormente processados para remover toda a gordura e lactose. WPI é feito geralmente com pelo menos 90 por cento de proteína.

Whey protein hidrolisado(WPH) é considerada a forma “pré-digerida” da proteína whey porque já sofreu hidrólise parcial, ou seja, um processo necessário para o corpo absorver proteínas. O whey protein hidrolisado não requer tanta digestão quanto as outras duas formas de proteína de soro de leite. Ele é muito utilizado em suplementos de proteína médica e fórmulas infantis por causa de sua melhor digestibilidade e redução do potencial alergênico.

Whey protein isolado 

É um suplemento alimentar cuja concentração de proteínas é em torno de 90%, com baixo teor de gorduras e carboidratos, auxiliando no ganho de massa muscular e contribuindo para a perda de peso, pois promove uma sensação de saciedade, além de ser de fácil digestão, fazendo com que a proteína seja imediatamente absorvida e aproveitada pelo organismo.  Um diferencial desse tipo é que ele não contém lactose, sendo recomendado por quem tem intolerância. 

Desse modo, seus benefícios são:

  • ajuda a ganhar massa muscular; 
  • ajuda da recuperação dos músculos 
  • contribui para a perda de peso
  • Favorece a absorção de aminoácidos 
  • Aumenta a imunidade 
  • reduz o catabolismo 
  • Aumenta o rendimento físico 
  • Melhora a saúde dos osso 

Whey protein isolado hidrolisado  

Esse tipo de Whey Protein é o mais conhecido e procurado pois sua fórmula é fragmentada pelo processo de hidrolisado, tornando a proteína pré-digerida e com sabor mais leve. Ele é recomendado para ser usado após o treino, pois ajuda na recuperação dos músculos e no ganho de massa muscular e ajuda a repor imediatamente todos os nutrientes que foram perdidos durante o treino. 

Ele tem baixo teor de gordura e carboidratos e não contém lactose. Ajuda no processo de emagrecimento já que proporciona uma melhor sensação de saciedade. Contribui para a redução do catabolismo, melhora a absorção de aminoácidos, promove o ganho de massa muscular e tem função anabólica.  

Whey protein concentrado

Esse suplemento é o mais procurado porque tem o menor custo e embora o procedimento para a  produção desse suplemento seja mais simples, esse tipo de whey protein contém altos níveis de BCAAs e glutamina, sendo indicado para os quem quer obter massa muscular em dietas alimentares com redução de calorias.

Ele é indicado para auxiliar nas refeições e na recuperação dos músculos e para ajudar no ganho de massa muscular. Também auxilia na hipertrofia e reduz o catabolismo, além de promover uma rápida absorção de nutrientes. 

Whey protein engorda?

Por ser usado para o aumento de massa muscular, pode até ser que na hora de pesar, você perceba um aumento de peso, mas não será de gorduras e sim de músculos. Até porque, o whey protein é indicado para suplementar as dietas de emagrecimento, já que fornece a sensação de saciedade e por acelerar o metabolismo, permitindo uma maior queima de gordura e calorias. 

Nesse sentido, se você fizer o uso do whey protein de maneira adequada e junto com uma alimentação saudável e equilibrada e em conjunto com a prática regular de exercícios físicos, ele será um ótimo aliado para o seu emagrecimento. 

De qualquer forma, é sempre importante consultar um médico ou nutricionista para que seja recomendado a dose certa para você de acordo com as suas necessidades e objetivos. 

Whey Protein

Quando tomar de Whey Protein

O whey protein tem ação diferente no organismo de acordo com o momento em que for ingerido, mas cada pessoa, dependendo de suas condições, preferem fazer o uso em determinado horário. Seja, antes, durante ou depois do treino, de manhã ou à noite, ele trará benefícios. 

Depois que você pratica exercícios físicos intensos, seu corpo estará precisando repor todos os nutrientes que foram gastos, dessa forma, consumi-lo após o treino ajudará na produção de proteínas e na absorção desses nutrientes que são fundamentais para a recuperação e para o crescimento dos músculos. 

Mas se você optar em tomá-lo antes dos treinos, saiba que isso fará com não aconteça o catabolismo, ou seja, a perda de massa dos músculos durante o treino, além de te fornecer mais energia, por ser ótima fonte de carboidratos. Da mesma forma, é o que acontece se você tomá-lo antes de dormir, pois estende o efeito anabólico durante o sono. 

Fazer o consumo do whey protein de manhã, logo que você acordar e em jejum, vai ajudar com que seu corpo reabasteça as proteínas do músculo e te dará energia ao longo do dia e para a hora do treino. E, se você preferir ingeri-lo durante o treino, não se esqueça de ter uma alimentação saudável durante as refeições e de se hidratar muito. 

Efeitos colaterais do Whey Protein

O Whey Protein só será benéfico para você se for consumido moderadamente e não a quantidade necessária que seu corpo precisa. Quando seu consumo é excessivo e exagerado, só vai atrapalhar os resultados de sua dieta e dos exercícios físicos. 

Quando há o consumo acima do necessário, a quantidade extra de proteína não vai ser absorvida pelo organismo e será transformada em gordura. Inclusive, pode acarretar em problemas estomacais, intestinais e inchaços na parte abdominal. Também pode ocasionar problemas nos rins e no fígado, já que essa quantidade excessiva faz com que esses órgãos trabalhem mais que o normal para que ocorra a eliminação. 

Whey Protein Vegano

O whey protein original não é vegano, já que é obtido a partir do soro do leite. Entretanto, o veganismo e o vegetarianismo estão bastante em alta e a procura por suplementos que sejam aptos a eles tem crescido bastante. 

O whey vegano ou veggie protein tem como base as proteínas de origem vegetal, que podem ser obtidas do arroz, da ervilha, da soja, etc . A produção do suplemento vegano passa por processos de filtragem e isolamento da proteína, tendo como resultado um suplemento com alta concentração de proteínas e de grande valor nutricional.

O Soy Protein, feito à base de soja, é o whey vegano mais procurado pelos vegetarianos e possui cerca de 90% de proteínas na sua versão isolada. Esta proteína vegana é obtida a partir da farinha de soja desengordurada e tem um sabor neutro.

Da mesma forma que o whey tradicional, a opção vegana também pode ser consumida com água, leite vegetal ou suco de fruta. Mas, antes e depois dos treinos, a preferência deve ser a diluição do suplemento em água, para garantir a absorção imediata.

Quando comparado com a lista de ingredientes do whey protein tradicional ​​ a proteína vegana pode ser significativamente mais benéfica para o seu intestino, pois as ervilhas, os vegetais, os legumes e as sementes comuns na proteína vegana, possuem grande quantidade ​​de fibras que podem melhorar a digestão enquanto elimina os sinais de gases e inchaço.

Além disso, proteínas em pó veganas são ricas em vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde e são abundantes em fitoquímicos, ou seja, compostos produzidos por plantas, que podem melhorar sua saúde. 

Whey Protein sem lactose

O Whey Protein sem lactose é um suplemento cuja  proteína é obtida através de vários processos de microfiltração e filtração realizados na proteína do leite. Durante esse processo, é quebrada a lactose em glicose e galactose. 

É indicado para pessoas que precisam ingerir proteínas com baixa quantidade de gordura e de rápida absorção para serem ingeridas após os treinos, mas que tem alergia ou intolerância à lactose. Para essas pessoas também é recomendado o whey protein vegano, pois suas proteínas são de origem vegetal e não tem lactose. 

Whey Protein caseiro

Por muitos anos, as pessoas que praticavam exercícios físicos usavam leite e ovos para fornecer proteínas e energia. Desse modo, você pode usar as mesmas proteínas que eles têm e ainda ser capaz de obter todos os benefícios de saúde que eles oferecem. Ao tomar suplementos de proteína de soro de leite, há a maior chance de ganho de massa muscular e mais energia. 

Se você gosta de cozinhar e fazer as suas próprias receitas, saiba que dá pra fazer o seu whey protein na sua casa mesmo. Para fazer o seu whey protein caseiro, será necessário uma panela, 1 litro de leite, duas colheres de vinagre e um coador, pode ser de café ou um pano de prato limpo.

Primeiro despeje um litro de leite na panela e coloque no fogo, assim que começar a ferver abaixe um pouco o fogo para não transbordar, adicione 2 colheres de sopa de vinagre e mexa.. 

Após alguns minutos mexendo, será separado o soro do leite da caseína, a caseína ficará com aspecto coalhado e o soro completamente líquido. Assim que estiver  bem separado, pode retirar do fogo. 

Nesse momento é preciso coar, faça isso esticando o pano de prato sobre outro recipiente e despeje todo o conteúdo da panela, a parte coalhada ficará no pano e o soro do leite ficará no novo recipiente e pronto!  Você pode colocar esse soro na geladeira e depois misturar com alguma essência, tipo baunilha, para consumir ou fazer vitaminas e shakes. 

Receitas com Whey Protein 

Bolo de Whey Protein de microondas

  Ingredientes

  • 1 clara ou 30g de clara pasteurizada
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem (opcional)
  • 1 colher rasa de canela em pó (opcional)
  • 2 colheres de sopa de Whey Protein sabor de sua preferência
  • 1 banana prata
  • 1 colher de café rasa de fermento em pó

Modo de preparo

  • Amasse a banana e junte com os demais ingredientes, mexendo bem. 
  • Em seguida leve ao microondas por 2 minutos e pronto! 
Whey Protein

Brigadeiro de Whey Protein 

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de água fervente;
  • 1 xícara de chá de leite em pó desnatado;
  • 1 dose de Whey Protein sabor chocolate;
  • 3 colheres de sopa de achocolatado light;
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 1 colher de sopa de manteiga light.

Modo de preparo

  • Separe todos os ingredientes nas dosagens apresentadas acima e adicione tudo de uma vez só no liquidificador ou no mixer e de uma maneira bem prática e rápida mesmo. 
  • Depois de bater tudo, leve ao fogo e vá mexendo o conteúdo até que ele ferva.
  • Assim como um brigadeiro normal, quando ele começar a desprender da panela, é porque está pronto.
  •  Deixe esfriar um pouco para comer e pronto!

Cupcake de chocolate proteico

Ingredientes

  • 50 ml de leite de soja
  • 1 medida de Whey Protein sabor chocolate (30 g)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 colheres (sopa) de adoçante em pó
  • 1 clara de ovo

Modo de preparo

  • Junte todos os ingredientes, exceto o leite  e mexa até que a massa fique homogênea. 
  • Adicione a bebida aos poucos até que a massa ganhe consistência.
  •  Em seguida, despeje a mistura em forminhas para cupcake. 
  • Asse no forno 200ºC durante seis minutos.
  • Espere esfriar um pouco e sirva. 

Vitamina de Whey Protein com frutas

Ingredientes 

  • 350 ml de água
  • 1 Banana
  • 1/2 Maçã
  • 1 fatia média de Mamão
  • 2 colheres de sopa de Aveia em Flocos
  • 2 a 3 medidas (scoops) de Whey Protein sabor Baunilha

Modo de preparo

  • Bata tudo no liquidificador.

Receita de shake proteico com whey protein, morango, banana e coco

Ingredientes

  • 240 ml de leite de coco sem açúcar;
  • 1 xícara de morangos;
  • ½ banana congelada;
  • 1 dose de whey protein sabor morango;
  • ¼ de xícara de coco ralado.

Modo de preparo

  • Misture todos os ingredientes, menos o coco ralado, no liquidificador. 
  • Bata até que fique homogêneo. 
  • Se o shake ficar grosso demais, vá adicionando água aos poucos até achar o ponto certo. 
  • Quando o shake estiver na cremosidade adequada, adicione o coco ralado e bata por mais 15 segundos.
  • Você pode adicionar mais coco ralado na hora de servir.

Whey Protein contra indicações 

O whey protein é um suplemento alimentar que geralmente só traz benefícios para a nossa saúde e nosso corpo, claro que se consumido moderadamente, mas mesmo assim deve ser consultado um médico ou nutricionista antes de fazer o uso e pessoas alérgicas ou intolerantes a algum ingrediente devem sempre estar atentas ao rótulo. 

Perguntas frequentes

Qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular? 

O melhor tipo de whey vai depender de cada organismo, de seu condicionamento físico e necessidades nutricionais, além do custo-benefício.

Mas todos os tipos whey protein funcionam muito bem para ajudar a ganhar massa muscular, isso porque contribuem para uma rápida absorção e fornecem os aminoácidos fundamentais  para a reconstrução dos músculos. 

De qualquer modo, antes de comprar o seu whey protein, converse com seu médico ou nutricionista para ele te recomendar o melhor e o que atenda todas as suas necessidades. 

Qual o melhor whey protein isolado?

Os Whey Protein Isolado costumam ter em torno de 90% de proteína e ajudam no crescimento de massa magra e contribuem para a queima de gordura. 

Um bom Whey Protein isolado deve ser de fácil e rápida digestibilidade e com grande quantidade de aminoácidos e baixo nível de açúcares e carboidratos. 

Qual o melhor whey protein zero carbo?

Para saber se o whey protein não contém carboidratos, é imprescindível a leitura do rótulo. Mas, geralmente o whey protein isolado é o que menos contém carboidratos, isso porque seu processo de fabricação gera uma proteína mais pura e concentrada. O recomendado é comprar os que tenham até duas gramas de carboidratos para cada dose. 

Qual melhor whey protein para diabéticos?

A diabetes é uma doença que eleva a glicose no sangue pois o corpo não produz insulina ou não faz o uso adequado da insulina produzida. Mas saiba que o whey protein pode ser usado por quem possui a doença, já que eles são ricos em aminoácidos que são transportados para o fígado, favorecendo a produção de glicose, estabilizando a glicemia e diminuindo a liberação de insulina. 

Porém, antes de consumir, consulte seu médico e nutricionista para as melhores recomendações. 

Com quanto tempo vejo resultado tomando whey protein?

Tudo depende do seu esforço e dedicação na hora de fazer os exercícios, assim, quanto mais intenso e regular, mais rápido será obtido o resultado. 

Onde comprar Whey Protein

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo Whey Protein para te ajudar com os benefícios desse excelente suplemento. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Já está com vontade de experimentar o Whey Protein? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco.